Skip to Main
Logo

Coisas que gostam de coisas

e outras coisas simples onde mora a poesia 

Novelos, palavras, pássaros, natureza, meninos a brincar… uma proposta de jogo para educar o olhar sobre o essencial e as coisas pequenas. Esta é uma exposição de ilustração cheia de pequenos detalhes onde o silêncio também se lê. 
A ilustração é da nossa Rachel Caiano e os textos são dos autores João Pedro Mésseder e da Mar Benegas.

 

Na Sala Papel, o coração da nossa livraria, onde as coisas gostam de coisas. 

Sala Papel

Como uma folha de papel, uma galeria de arte é um espaço pronto a habitar que se transforma com a presença de obras de arte e dos seus criadores. A Sala Papel é este lugar de criação que se estica e encolhe, um espaço educador onde o livro se lê através da ilustração, instalações de obras e objectos singulares, paisagens de brincar e ler em liberdade.

 

A Sala Papel é o coração de uma livraria de campo, um lugar para ler e imaginar o mundo sem medo. Uma sala casulo onde os nossos leitores entram lagartinhas e saem borboletas. Lugar de metamorfose e transformação pela descoberta e educação do olhar.

PIM! - VII Mostra de Ilustração Para Imaginar o Mundo

Nesta edição, o verbo PODER conjugado com outras palavras e acções intima-nos a usar uma colecção inesgotável de “Super Poderes”.

 

Num planeta virado do avesso, precisamos dos leitores, das artes e da criação, para que não se esgote o maravilhamento e a esperança no mundo.

 

A PIM! é uma mostra de Ilustração, um manifesto, uma voz colectiva que se reacende a cada ano em prol da paz e da liberdade. Uma proposta que nos convida a todos a conjugar e a discutir o Poder.

O poder de imaginar o mundo

Este ano, os ilustradores foram convidados a completar e a ilustrar a frase “Ai, se eu mandasse...”, uma frase retirada do livro A Cruzada das Crianças, escrito e ilustrado pelo Afonso Cruz.

 

Aqui vos deixamos o convite a entrar, a ler e a exercer o poder da leitura sem limites nem amarras.

 

A mostra está patente na Galeria Nova Ogiva em Óbidos até ao dia 20 de Janeiro de 2023.

"Ilustrador ou Poeta?" de André Neves

O André é um poeta que ilustra, um homem crescido que sabe brincar. Uma mão que segue o traço sempre na senda da poesia que lhe surge naturalmente. Sem esforço, a ilustração surge espontânea e bela. Assim é a obra do nosso André que pode ser lida em vários cantos do mundo.